Transforme seu celular velho em um servidor!

por 11 set 2025Hardware

Em casa, tenho vários pendrives, cartões SD e outras unidades de armazenamento. Porém, na maioria das vezes, são unidades pequenas, corrompidas ou pouco confiáveis. Tenho 2 HDs de notebook, um de 500GB e outro de 1TB, mas ambos são instalações de Windows e meu pai não quer perder os dados. Também tenho 2 HDs de 1TB guardados, esperando que um dia eu consiga montar um mini “servidor caseiro” para guardar coisas, já que 1TB é bastante coisa, é uma unidade confiável e tenho 2 iguais, posso utilizar algum modelo de RAID ou sincronização. Enquanto esse dia de montar o servidor não chega, eu preciso me virar com o que tem, pois preciso ter um meio de fazer backup de alguns arquivos e não posso fazer isso no meu Drive lotado: são 15GB disponíveis, que mesmo se não estivesse quase cheio, não seriam suficientes.

Eis que surge uma ideia um tanto quanto inesperada: se não tenho unidades confiáveis, servidor disponível, Drive pequeno e lotado, nem HDs livres para uso, por que não armazenar os dados em um celular velhinho? Pode parecer loucura, mas você consegue transformar seu telefone praticamente descartado por não ser novo em uma espécie de servidor funcionando como um Google Drive ou Owncloud. E é bem mais simples do que parece.

Peguei um LG K10 “veião”, com câmera e processadores terríveis, Android antigo, tela trincada, sendo um verdadeiro guerreiro de longa data. Entrei na Play Store e baixei um app chamado HTTP FS. Ele basicamente disponibiliza esse serviço de armazenamento em “nuvem móvel”, mas só funciona se estiver conectado a uma rede Wi-fi, e os dispositivos que forem acessar também. Ao entrar, existe uma espécie de botão gigante para iniciar o servidor. Em seguida, disponibilizará um QR Code para escaneio, podendo ter acesso por outro celular na rede, além de fornecer o endereço IP dele, que ao digitar no navegador seguido de :8080, já dá acesso ao serviço, estando no PC ou em qualquer outro dispositivo conectado à mesma rede do telefone (exemplo: se o IP fornecido for 192.168.0.10, acesse o navegador e digite 192.168.0.10:8080). E pronto, seu servidor mobile está funcionando, agora pode armazenar os arquivos que você quiser. O tamanho disponível vai depender do armazenamento do dispositivo, sendo esse meu LG K10 tendo 32GB de armazenamento fora o espeço ocupado por arquivos do sistema Android (o que no final estava dando na casa dos 20 e tantos GB).

Eu sei que 20 ou 30GB podem não ser suficientes para fazer backup de todos os meus arquivos, e que é apenas 2 ou 3% do que um HD de 1TB ofereceria. Mas utilizar um celular velho como um servidor de nuvem é uma ideia simplesmente incrível, chega a substituir um pendrive não muito saudável, ou ao invés de pagar a mais por um espaço maior no Google Drive, utilize seu telefone de graça, oferece praticamente o dobro que o serviço da empresa disponibiliza de graça.

É claro que nem tudo são flores, pois tem suas limitações, como não mostrar o espaço disponível no serviço, ou o tamanho dos arquivos. E também existem opções mais avançadas, por exemplo, o Userland, que tentei usá-lo, consegui fazer acesso via SSH do meu PC, mas quando saio do aplicativo, não consigo retornar, tem alguns bugs, por isso minha escolha foi a mais simples do HTTP FS. Funciona como um bom quebra galho, funciona bem para a maioria das pessoas, mas futuramente vou querer testar outros métodos.