Algumas pessoas precisam trocar o PC ou notebook, mas ficam na dúvida sobre quais configurações escolher. Por isso, faço esse guia atualizado de setembro de 2025, que te oriento a escolher as configurações de hardware que melhor atendem às suas necessidades e que não seja ao mesmo tempo caro pelo que vale ou antigo demais.
Uso do computador
Antes de querer escolher uma máquina nova, é necessário entender qual vai ser o uso desse computador, pois a depender, o hardware pode ser fraco ou forte demais para as suas necessidades. Geralmente, uso pessoal para acessar a internet ou guardar arquivos exigem um hardware modesto, programadores e profissionais de TI variam conforme os softwares utilizados, enquanto que gamers e editores de imagem ou vídeo exigem um conjunto mais robusto.
O básico
Apesar das variações de uso, existe um mínimo decente para um computador atual em 2025. Primeiramente, hoje é praticamente impossível ter o sistema operacional instalado um disco rígido convencional (HD), pois o tempo de carregamento do sistema é lento e podem ocorrer travamentos relacionados a essa lentidão do disco. Você pode utilizar um HD para armazenamento secundário, mas o sistema operacional deve ser instalado em um SSD, que mesmo sendo o tipo SATA, faz uma boa diferença no desempenho.
Em relação a processamento, não consigo recomendar de jeito nenhum os notebooks com os processadores Intel Celeron. Eles são muito limitados, por mais que para um uso bem raso possa ser suficiente em alguns casos. Prefira um i3 / Ryzen 3 para uso básico, e para uso mais intenso, pelo menos um i5 / Ryzen 5. Os processadores devem ser pelo menos da 8ª geração, no caso do Intel, e 3ª (Série 3000) no caso da AMD, pois eles possuem TPM 2.0, recurso necessário para instalar o Windows 11. Inclusive se você for utilizar o sistema da Microsoft, caso de 90% das pessoas, pule diretamente para a versão 11, pois o Windows 10 deixará de ser atualizado em outubro (logo no mês que vem dessa publicação), e com o passar do tempo os usuários tendem a ficar cada vez mais vulneráveis.
Quanto à memória RAM e a Armazenamento, só recomendo 8GB se for para um uso muito básica, que seja pelo menos 16GB para uso mais intenso. E por favor, se for comprar um notebook, evite aqueles que possuem um único slot ou que o módulo seja soldado. Quanto ao armazenamento, se você não guardar muitos arquivos ou baixar vários programas, 256GB é suficiente, embora o ideal sejam 500GB. Você não precisa de uma placa de vídeo dedicada se não for jogar ou trabalhar com programas que exigem processamento gráfico, a menos que seu processamento não possua uma GPU integrada.
Mínimo
Processador: Intel Core i3 8ª geração / AMD Ryzen 3 Série 3000
8GB RAM
SSD SATA 240GB (caso não possua slot NVMe)
Windows 11 (exceto se utilizar Linux)
Placa de vídeo integrada
Recomendado
Processador: Intel Core i5 8ª geração / AMD Ryzen 5 Série 3000
16GB RAM
SSD NVMe 512GB (pode utilizar um SATA de 480GB caso não possua slot NVMe)
Windows 11 (exceto se utilizar Linux)
Placa de vídeo dedicada (somente para uso intenso de processamento gráfico)