Meu PC Gamer está pronto!

por 18 jun 2025Hardware

Algum tempo atrás, fiz um posto sobre o Sonho do PC Gamer, que pude realizar em montar meu primeiro PC voltado para jogos, do zero. Mas faltavam algumas peças, e agora ele está finalizado. Não contando com periféricos, já que ainda falta comprar um monitor com uma alta taxa de atualização, eu finalizei a montagem do tão sonhado PC Gamer em Junho de 2025, sendo praticamente 9 meses depois de eu ter comprado a primeira peça (Setembro de 2024), por mais que eu já estivesse conseguindo usar desde Dezembro.

Contei um pouco da história por trás disso em outro post, que levou 4 anos para eu conseguir começar a montar o PC, que estudei bastante o mercado e as peças disponíveis. Eu havia conseguido comprar a primeira peça, depois as demais, até que mesmo não estando completo estivesse utilizável. Fiz um improviso em um gabinete velho, tinha que deixar a tampa aberta para não superaquecer.

Agora, começa a história não contada na última publicação, já que os fatos que vou mostrar aqui ocorreram depois. Virou o ano, e agora estamos em 2025. No começo do ano, muitas pessoas precisam pagar algumas contas, e comigo não foi diferente. Por isso, achei que tivesse que parar por um instante de comprar novas peças, e não arrumei nada nos meses de janeiro e fevereiro. Mas não faltava muito, era só o gabinete e o SSD NVMe, e estava dando prioridade para o primeiro. Chegou o mês de março e resolvi comprar o gabinete. Peguei um Montech XR, em uma promoção. Ele é grande, do tipo aquário, cabe uma bela placa mãe ATX, embora também comporte minha Micro-ATX, cabe também uma senhora RTX 4090 de 40cm, por mais que minha 4060 Ti seja dual-fan e relativamente pequena perto da outra, e posso colocar também um water cooler de 360mm, caso um dia eu decida trocar meu air cooler. Ele também vem acompanhado de 3 ventoinhas, sendo 2 para entrada de ar na lateral e 1 na saída traseira.

O gabinete foi instalado e senti que estivesse praticamente pronto o projeto do PC Gamer. Comprar um SSD NVMe não era uma prioridade para mim, já que eu estava com 2 SATAs de 240GB, e conseguia usar tranquilamente. Estava pensando em outras coisas a se resolver, como ativar e migrar o Windows para o 11. Eu achava que precisaria comprar uma nova chave do Windows para poder ativá-lo, mas como uso minha conta da Microsoft, assim eu como fazia no meu PC antigo, tinha uma chave de Windows 10 Pro atrelada à conta. Eu apenas coloquei essa chave no novo PC e ativou perfeitamente. Próximo passo era migrar para o Windows 11, mas eu queria esperar comprar o NVMe para fazer uma instalação limpa. Acontece que eu não consegui esperar, e fiz uma instalação limpa do W11 no próprio SSD SATA. Para isso, eu precisei fazer vários passos, como ativar o UEFI, o Secure Boot e transformar meus discos em GPT. Por mais que sejam alguns passos a mais, e que muitos não gostem de fazer isso, fiz e consegui instalar tranquilamente depois. A chave que estava usando também funcionou na nova versão.

Passaram-se os meses, até chegar no final de maio e eu finalmente resolvi comprar o SSD NVMe. Peguei um Kingston NV3 de 1TB na Kabum, e chegou em 2 dias. Nunca tinha colocado a mão nem instalado um NVMe, por isso tive um certo trabalho para instalá-lo. Com isso, foi só clonar o Windows para o outro e ser feliz.

Agora, meu PC Gamer está finalizado, posso instalar que jogo eu quiser que roda. Por mais que ainda falte o monitor de alta taxa de atualização, só vai fazer diferença a tela. Desse modo, meu PC ficou com as seguintes especificações:

Placa mãe B650M-E TUF Gaming
Ryzen 5 7500F
2x16GB Memória RAM Lexar Ares DDR5 6400MHz
Fonte MSI MAG A650BN 650W
Placa de vídeo RTX 4060 Ti 8GB VRAM MSI
Air Cooler Cooler Master Hyper H410R RGB
1 SSD NVMe 1TB Kingston NV3 + 1 SSD SATA Kingston 240GB + 1 SSD SATA Sandisk 240GB
Gabinete Montech XR